sábado, 31 de janeiro de 2009

OS GATOS PINGADOS

"TÔ VENDO"



O LUGAR NENHUM



O LEITOR NOTÍVAGO



O FRACASSADO REVÉILLON DOS ESPERANÇOSOS E DOS DESCONSOLADOS


domingo, 25 de janeiro de 2009


7 FRAGMENTOS PARA O BOM GESTOR EM TEMPOS SOMBRIOS

1. De Shimon Peres, Prêmio Nobel da Paz e outras coisas mais, sobre o fato de que morrem mais crianças palestinas que israelenses na passagem 2008/2009:
"Muitas crianças palestinas estão morrendo. E quase nenhuma criança israelense está morta. Por quê? Porque cuidamos das nossas crianças." E Janio de Freitas arremata: "E o que fazem esses bons pais e governantes com as crianças dos outros?".

2. De Adam Smith, dispensa apresentações, sobre o poder político: " (...) existe, na verdade, para defender o rico contra o pobre, vale dizer, aqueles que possuem algo contra os que nada têm." apud Fábio Konder Comparato.

3. De John Lancaster, editor do London Review of Books, sobre as grandes empresas varejistas:
"Muitas tratam seus empregados como uma commodity. Pagam tão pouco quanto possível, treinam tão pouco quanto possível e empregam o menor número possível. Às vezes, parece que a gerência usa uma fórmula: descobre o nível mínimo de empregados para que a loja funcione, depois subtrai 20%." apud Clovis Rossi.

4. De Jay Bookman, vice-editor de primeira página de The Atlanta Journal - Constitution: "O capitalismo funciona tirando o melhor de nossa ganância; falha quando deixamos a ganância tirar o melhor de nós."

5. "(...) o capital precisa comandar parcelas crescentes da capacidade de trabalho da sociedade. Desprovidas de alternativas próprias de sobrevivência, as pessoas devem ingressar nas atividades produtivas controladas pelo capital em troca de um salário. Nessas atividades, porém, o progresso tecnológico incessante expele cada vez mais gente. Assim, agem juntas duas tendências que têm efeitos contraditórios: uma incorpora trabalhadores à esfera capitalista da atividade econômica, outra lança trabalhadores na rua. A maioria da população passa a ser assalariada, mas parte dela se torna excedente, em um movimento contínuo. Marx considerou esse 'exército industrial de reserva' como um componente estrutural da nova sociedade. (...) o recrutamento de força de trabalho (...) não fica limitado pela taxa de crescimento vegetativo da população, que é declinante." [Então...] de Cesar Benjamin.

6. "Assim que o cérebro detecta diminuição dos depósitos de gordura, a energia que o corpo gasta para exercer suas funções básicas em repouso (metabolismo basal) cai dramaticamente, ao mesmo tempo em que são enviadas mensagens bioquímicas irresistíveis para irmos atrás de alimentos.
Infelizmente, (...) O corpo humano tende a defender o peso mais alto que já atingiu." de Drauzio Varella.

7. "O Gordo e o Magro atravessam mil trapalhadas e conseguem tomar conta de uma ilha deserta, sem nada e sem ninguém. Olhando seus domínios, o Gordo, que sempre tem mais iniciativa, toma o poder na marra, declarando-se o rei do pedaço. O Magro não contesta, apenas pergunta, humildemente, o que ele próprio será na administração que está se iniciando.
Com um fura-bolos espetando o peito do Magro, o Gordo emite sua primeira medida de poder:
'Você será o povo!" de Carlos Heitor Cony.

"Recorde, desemprego atinge todos os setores". Manchete da Folha de S. Paulo, em 20 de janeiro do ano corrente. Já são 655mil, segundo dados oficiais, aqueles que se viram, de uma hora para outra, tranformados em elementos do “componente estrutural da nova sociedade”. E aí? Você faria um fiado pra eles? Esses pessimistas não se emendam.