sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RELATO DE DEZEMBRO

Punido com "prisão" domiciliar por ter mentido repetidamente sobre seu mau desempenho escolar, o jovem Tadeu, ao tentar transpor o muro de sua casa-fortaleza, acabou eletrocutado. Foi letal.

Ficaram as perguntas: ele morreu porque o castigo foi excessivo e, por esta razão, em desespero, arriscou sua vida na busca desesperada pela liberdade? ou porque, desobediente contumaz que era, quis driblar a punição infligida? (Ele sabia do muro mortal que havia ali).

Até ontem, seus pais continuavam em Maresias (balneário do litoral paulista). Não quiseram respondê-las. Remeteram-nas ao psicólogo que acompanha(va) o jovem Tadeu há alguns anos.

Insistiram apenas em dizer que não deixarão, em hipótese alguma, de comparecer às exéquias. Imagine duvidar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PAISAGEM TRISTÍSSIMA

Num mundo movido a baterias, querem ser adultos o quanto antes. Mas apenas na casca, sem responsabilidades. Não desejam também ser filhos ou alunos. As meninas se vestem como as mulheres de vida airada (lembram?) e os meninos como qualquer maloqueiro temido. Daí desobedecer e desafiar. Todos eles não largam os celulares e IPods, seu mundo privado. Assim, têm muita dificuldade com Língua Portuguesa e Matemática, que exigem muito esforço e disciplina. Melhor é se expor nas redes sociais e se entupir de música vulgar, sempre em segundo plano. Como caminham para a surdez, não falam, gritam. Não riem, gargalham como araras bêbadas.
Estou ficando velho e birrento.