terça-feira, 10 de dezembro de 2013


O TÉDIO DA COISA


A propósito da morte recente de Madiba, vem, mais uma vez, à mente, indagações sobre a inevitável santificação de pessoas públicas mortas, mormente aquelas que tiveram fins violentos ou existências marcadas por intenso sofrimento em nome de causas diversas.
 

Esse fenômeno de cultura me faz pensar que é mais um caso a dizer sobre a civilização cristã. Mas tenho sérias dúvidas. A redenção pelo sacrifício (da vida ou da liberdade) perpassa diversas culturas, não apenas a nossa. Aqui, num mundo em que Cristo é figura proeminente, não poderia haver algo diverso – a narrativa evangélica é essencialmente sacrificial como se sabe.
 

E Cristo é, por óbvio, sempre o centro da cena em todos os múltiplos ritos que seguem o passamento de um homem notável. Madiba é apenas o mais recente santo. Todas as mortes sequentes serão tomadas, entendidas e lembradas, por analogia, como extensões daquela do Nazareno. Homens e vidas plurais equalizadas numa mesma santificação. Como se todos morressem por nós, vulgares, afogados em defeitos e pecados recorrentes. Os mortos são ícones morais únicos, inalcançáveis, mas a seguir e imitar como modelos de virtude. Astros do rock, políticos, religiosos e líderes de toda espécie.
 

Sem dúvida, eles são nossos, porque é difícil separar a grandeza intrínseca daquela atribuída, circunscritos todos a uma mesma cultura. Não santificamos ídolos estranhos a nosso mundo. Daí a analogia com o sacrifício maior da vivência cristã.

 
Assim, depois de mortos, esses homens notáveis são destituídos de sua individualidade empírica e surgem somente como referências morais – abstraídos de sua historicidade e circunstâncias mundanas. Tornam-se mitos. Curioso é que este nosso mundo é visivelmente privado de sacralidade, mitologia efetiva e magia. Se disso algo ainda existe, é apenas em sua forma degradada. E o que temos? Espíritos vulgares agora apaziguados em suas más consciências – eles julgam ter ainda valores, modelos morais. E mais uma vez mergulham em autoengano.
 

Perdoem-me por esta digressão. Na África do Sul, Madiba, ainda vivo, era cultuado como ente portador de atributos divinatórios por algumas etnias. Eles não são cristãos, fazem de outra forma porque ainda vivem num universo mágico.
 

E aqui reside algo interessante e, de certa maneira, contraditório (sempre a contradição). Esses mortos excepcionais, quando vivos, se notabilizaram por se moverem na contramão de certa ordem contingente e suas ações trouxeram consequências imensuráveis. Eles desarrumaram. Suas marcas. Ao serem santificados, servem à pior espécie de conformismo. O que se dá nos espíritos vulgares? Uma acomodação gigante pela culpa da qual se veem agora em arrependimento. A ideia de que, ao se mirarem no exemplo do morto, aparece, mais uma vez, a promessa de mudança em seus modos de conduta moral. O arrependimento será passageiro, até a próxima grande morte. Assim, continuarão sempre os mesmos: profissionais da redenção. Fariseus.

 
Os funerais são sempre idênticos: a população em suas variadas manifestações de pesar e a presença de chefetes de Estado sórdidos. Enquanto Madiba esteve preso (27 anos), nada fizeram além de alguns atos puramente retóricos, aqui e ali. Por baixo do pano, negócios se multiplicavam. Business as usual.


Os homens desarrumadores, mortos, tomarão assim seus assentos no trem dos esquecidos, entre as efemérides vazias. As beatas perderão seus terços, os arranjos florais fúnebres e as lágrimas de hoje estarão ressecados. A vida segue. As consciências voltam a seu repouso domingueiro. É do jogo.


A. R. Falcão – dezembro de 2013

PROMESSA DE ONTEM

 

Ter a delicadeza e a paciência

Do relojoeiro.

O amor e a persistência

Do jardineiro.

A blandícia e a fidalguia

Do padeiro.

Se lembra, Tadeu?

Ontem, você prometeu,

Mas agora já esqueceu.

 
A. R. Falcão – dezembro de 2013









É, FOI

Difícil é dizer o já dito,

O que nos olhos é franco,

Porque o dito vem já filtrado.

O que o corpo diz nem sempre é bonito.

Se amanheceu despassarado,

Num quintal de infância infeliz

Mesmo de amplas cigarras e melancias,

De bocas pintadas de amoras e vinhos

E de árvores lindas.

É.