sexta-feira, 16 de abril de 2010

PUTREFAÇÃO
Se quer mesmo subir um degrau, guarde algumas gotas de sua mais nefasta substância. Seus ressentimentos, invejas, ciúmes; todas as suas vilanias pouco lhe servirão. Interessa agora suas ações virtuosas que passaram incólumes por todos esses anos: as caridades públicas, generosidades privadas, abnegação, afetuosidade desinteressada; estas, sim, servem à fusão com aquela substância. É preciso vinagre, esqueça o vinho. Não há santa comunhão em vista.
Só aí então entregue-se ao mais torpe dos gestos - o que você jamais imaginou em sua proverbial covardia: dispa-se e deixe-se ficar no leito do assassino de seus filhos, de seu mais dileto amigo, de sua família, de seu jardim, de seu cão. Você doará, portanto, o justo merecimento: um perdão purificador, o que não teve em vida. Destitua-se de seus sonhos pueris que lhe criaram esta fisionomia de buquê de rosas brancas. Morra pouco a pouco, dia a dia, em paz, com a vergonha da qual nunca se viu livre. Nem quis.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

UM DIA MEMORÁVEL

Às seis horas da manhã de uma quinta-feira, desce, por uma movimentada avenida, a caminho do trabalho, um respeitável senhor de meia idade, modos educados e muito bem ajambrado. Pedestre convicto de seu meio, diríamos, natural de transporte. É bem verdade que em franco desprestígio e sofrendo enorme desrespeito das autoridades públicas e das gentes em geral. O que, antes de causar-lhe pesar, provoca é desmedida revolta e acentuada raiva. Isto sim é que o deixa infeliz. Gosta de assobiar baixinho um colar de canções de sua juventude enquanto desfruta da fresca brisa matutina.

Assim é que viu uma viatura policial, sobre a calçada, a bloquear seus passos, perpendicular à pista de rolamento dos veículos motorizados. Para seguir em frente, precisaria disputar espaço com automóveis, motocicletas, caminhões e colocar sua vida em risco. Não teve dúvidas: apotentou-se todo,
dirigiu-se ao policial e passou-lhe um baita pito, tendo, antes, dado uma aula de civilidade sobre a principal função daquele agente público: garantir sobretudo a segurança da população. Tudo em escorreito linguajar.

Naquele dia, faltou ao trabalho. Passou o resto das horas na cadeia. Para aprender que, com autoridade, abana-se a carteira e abaixa-se o rabo. No mais completo silêncio. Ora, onde já se viu?!
DEZ BOBAJADAS

1. "ENTRALHAR AS MALHADEIRAS": SIGNIFICA COSTURAR REDES DE PESCA NA AMAZÔNIA, MAS TAMBÉM DILACERAR-SE EM RAIVA AQUI DENTRO DE MIM, SEM RAZÃO APARENTE.

2. MINHA CABEÇA ME OBEDECE OU OBEDEÇO À MINHA CABEÇA? COM ESSA ELUCUBRAÇÃO, MERGULHEI PARA DENTRO DA NOITE, SEM NENHUM PINGO DE SONO.

3. O SONHO CONTADO É COMO QUEIJO QUE JÁ VEM RALADO, CUJA AUTENTICIDADE NÃO PODE DEIXAR DE SER SUSPEITA.

4. A MISSA CERTAMENTE É A IMATERIALIDADE QUE SE FAZ RITO E VERBO, PARA MAIS TARDE DESFAZER-SE E, NOVAMENTE, APRESENTAR-SE NÉVOA. NA INFÂNCIA, A GENTE ERA OBRIGADO A NÃO ENTENDER.

5. OS CACHORROS TÊM, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, MUITAS VIRTUDES; MAS UM ÚNICO E LETAL DEFEITO: LATEM. DUAS VEZES COM SERVENTIA; NAS OUTRAS, INTRAGÁVEL GROSELHA.

6. FUMAR GOSTOSA E DISTRAIDAMENTE UM CIGARRO, TENDO POR RETAGUARDA UMA CRIANÇA TAGARELA E PAU-MANDADO A DIZER "FUMAR FAZ MAL À SAÚDE" FIRMA-ME A CONVICÇÃO DE QUE O REPRESSOR NASCE REPRIMIDO; OU POR OUTRA: O TORTURADOR NASCE TORTURADO.

7. QUANDO OUÇO UM "EDUCADOR", A DOIS PASSOS DE MIM, DIZER COISAS COMO "HÁ MALES QUE VÊM PRA BEM" OU "O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER", SINTO-ME HONESTAMENTE, NO MAIS FUNDO DE MIM, UM HOMICIDA SEM CULPA E SEM PECADO.

8. UMA FERVOROSA BUROCRATA DA EDUCAÇÃO É UMA SENHORA DE 150 ANOS E QUILOS, SEMIANALFABETA E CLAUDICANTE, QUE SENTA À MESA E VOCIFERA: "QUERO EXAMINAR, EM PAPEL, A ESCRITURAÇÃO ERRADA!". HÁ UM OUTRO TIPO: CHEGOU DA FRANÇA E AINDA NÃO DESFEZ AS MALAS. VOCIFERA O QUE SOUBE DE ORELHADA, MAS NA TELA.

9. COM ROUPAS DE GINÁSTICA, CELULAR, IPOD E SORRISO DE FREIRA, SENTA-SE CANSADA E FELIZ, CHEIA DE AUTOESTIMA E QUALIDADE DE VIDA. POR QUE ESSA GENTE NÃO MORRE OU DESAPARECE LOGO? SERIA PROFILÁTICO.

10. LI EM ALGUM LUGAR ALGO PARECIDO:
- O QUE VOCÊ FAZ PARA CONSERVAR-SE TÃO JOVEM E COM ESSA PELE DE PORCELANA?
- BEBO GIM POUCO A POUCO E SEMPRE. É O QUE FUNCIONA.