segunda-feira, 12 de novembro de 2012

QUESTÕES DE CARÁTER


1. A água - a única e exclusivamente constituída de H20 - é água. As outras, são brasileiras.

2. Repare: aquele que corre o faz sem olhar para o céu; poucas vezes para frente ou lados. Seu horizonte é o chão. Concentra-se em si, no ritmo respiratório, na velocidade das passadas. Espaço por quantidade de tempo e vice-versa. Sua vida é uma soma de anos; quanto mais, melhor, por isso instrumentaliza o corpo. Corre como investimento.

Aquele que anda o faz olhando para onde bem quiser, ao sabor dos ventos ocasionais, que seus passos acontecem quase sem nenhum esforço; sua respiração se dá de forma natural. Ele está disponível para o devir da existência, aberto para o mundo, atento ao que o cerca, rente à vida, mergulhado nela.

Para o primeiro, o corpo é operacional; para o segundo, ele e corpo são unidade indivisível, e a vida um insondável "milagre", de durabilidade indefinida.

3. O mesmo do mesmo: as autoridades brasileiras preferem criar dificuldades a facilidades, para todos. Sempre. Sua idéia de democracia madura é povo em filas intermináveis (reais ou virtuais). Dizem-se gestores modernos - cínicos, são geridos por interesses alheios e dos grandes. Nem conhecem o que dizem gerir. São malévolos usurpando o que não lhes pertence. Que "queimem nos infernos". Axé!

4. Comentário: nenhum. Não tenho mais “saco”, como qualquer brasileiro de sapato furado. O que não deixa de ser um paradoxo.