sexta-feira, 19 de junho de 2015


PARA NÃO ESQUECER:

Cântico III

Não digas onde acaba o dia.
Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs.
As palavras do mundo.
Não digas onde começa a Terra,
Onde termina o céu.
Não digas até onde és tu.
Não digas desde onde é Deus.
Não fales palavras vãs.
Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa, completamente silencioso.
Até a glória de ficar silencioso,
Sem pensar.



Cecília Meireles in Cântico

QUASE UMA FÁBULA

Na casa de Seu Armando, há muitos abacates (hipopótamos elegantes) e algumas poucas cebolas (rosas amargas). É que ele é um apreciador peso-pesado dos primeiros. Come muitos ao longo da semana, pela manhã e antes de se recolher.

As cebolas têm outra ordem de problemas, os abacates nenhuma. Então, do que se trata? As cebolas têm inveja, não de também serem devoradas em quantidade. É uma inveja de natureza morfológica. Repare: a cebola é feita de várias camadas de pétalas que se superpõem, você a “desfolha” e, no fim, parece não restar nada, senão lágrimas. O abacate tem poupa gorda e um grande caroço no centro, uma fruta óbvia.

Pois bem, certa noite, como é de hábito, Seu Armando foi à cozinha e “traçou” seu abacate, mas esqueceu de jogar casca e caroço no lixo. E voltou para o quarto. Uma das cebolas invejosas saiu da cesta e aboletou-se no interior da casca esquecida e, ali, feliz, adormeceu. Ela teve a ilusão de ser um abacate no coração de um sonho.

Pela madrugada, Seu Armando acordou com sede e foi até a cozinha para beber sua, também habitual, aguinha. E deparou-se com a casca de sua fruta predileta sobre a mesa. Xingou baixinho por aquele imperdoável esquecimento e tomou a devida providência: com as duas mãos, pegou o dejeto, o atirou no lixo e fechou o saco. É verdade que estranhou um pouco seu peso, mas, como estava “sonado”, não deu importância ao detalhe, apagou a luz e voltou satisfeito para o quarto, com os pés do chinelo trocados.


Restou a tristeza do abacate (enterrado morto) , a cebola não entendeu nada, embora suspeitasse de seu trágico fim (enterrada viva) e a satisfação rotineira de Seu Armando, que dormiu pesado até tarde naquele domingo.