SIGNIFICAÇÕES
Penso
na “fala” dos papagaios, que, na origem, é apenas sucessão de sons. Ocorre que nós, humanos,
os preenchemos com significados para melhor apreciá-los. Os papagaios são repetidores, os homens,
"preenchedores".
Uma
característica essencialmente humana é nossa capacidade (vocação) de revestir de significações o
que nos cerca e habita. Estas não são atributos do mundo, mas
de nossas fabulações. As significações são um engenho humano por excelência.
Que delas tenha resultado essa soberba e enganosa invenção – as religiões – não
é de surpreender. É a humana consequência.
As
significações que engendramos nos dão enorme conforto, porque nos agraciam com
duplo e complementar pertencimento: o mundo, assim, passa a nos pertencer e nós
passamos a lhe pertencer. Uma ilusão por certo, que o mundo é infindável
mistério. No afã de desvendá-lo, criamos a cultura e nos inventamos. O homem é
o deus do homem.
Pensemos
no “latido-fala” dos cães. Diferentemente dos papagaios – os que só repetem –
os cães imprimem sentido a seus sons. Estes são atirados ao ambiente para a
incompreensão ou para um vago acolhimento; talvez compreendidos plenamente
apenas por outros cães. Mas estes animais supõem alguma forma de entendimento;
alguns outros também o fazem. Quase podemos dizer que há uma virtual situação
de comunicação. O que ocorre entre os homens? Vão além: imaginam – um ato que,
no pensamento de J. L. Borges, é uma criação de memórias – e, ao articularmos
palavras em frases, as compartilhamos (as memórias) necessariamente. Condição
imprescindível para a comunicação.
Esses
animais, entretanto, estão associados a nós. Mais os cães que os papagaios.
Aqueles, vadios, abandonados, sem nosso lixo, morreriam de fome, por isso viram
latas. E, por isso também, buscam alguma forma de comunicação com os homens.
Quem sabe um dia... Por outro lado, esse vácuo de insatisfação, nós é que o
preenchemos. E laços formam-se entre nós e esses animais. Incluamos aí os
gatos. Por que esquecê-los?
“Falas”,
latidos e miados são privados de sintaxe – a grande capacidade do cérebro humano.
Criamos nexos e sistemas: causais, analógicos, paradoxais, sintéticos etc. Os
nexos animalescos são elementares, na forma de estímulos-respostas e
suposições; os nossos são complexos. A nossa “amizade” com os animais são
projeções, ilusões, humanos preenchimentos.
Hoje,
quando constato a obsessão das pessoas por conectividade permanente, através de
meios eletrônicos, sinto-me mais pessimista e mais convicto de nossa inamovível
solidão. Nossos contatos virtuais por sons e imagens, a toda hora, num insistente
agora, maquinalmente produzidos, são meros sucedâneos da comunicação
presencial. Trocamos o “calor” do toque, tato e presença física por
revestimentos significativos. Nossos laços humanos vão ficando próximos àqueles
que criamos com os animais domésticos. Há, em suma, regressão. São laços tênues
que passam a bastar por realização de nossos preenchimentos. O que falta nós
completamos com significações que nós mesmos, em nossa solidão incontrastável,
produzimos. O outro? Ora, o outro...
O
grande risco é que, prisioneiros de nossas próprias significações, acabemos por
nos perder no labirinto de nossas fantasias, sem o lastro do mundo concreto.
Parece que não, mas os ódios armados por nacionalismos, sectarismos ideológicos
e religiosos passam por aí.
Está
escutando? Não? É seu celular tocando. Atenda logo, vai.
A. R. Falcão –
junho de 2013