sexta-feira, 24 de julho de 2009

AFINS

"Mas sendo animado por sentimentos de afeição para com meus semelhantes, entristece-me o sistema moderno de propaganda. Qualquer que seja a evidência de iniciativa, engenho, ousadia e habilidade em certos indivíduos, ela prova para a minha inteligência apenas a ampla supremacia da degradação mental chamada credulidade".

Joseph Conrad em Um Anarquista-um conto desesperado.

"Com bastante frequência, no decorrer da minha vida, fiz o que não tinha decidido e deixei de fazer o que tinha decidido. Algo, que nunca saberei, age; 'algo' dirige-se à mulher que não quero mais ver, 'algo' faz diante dos superiores a observação que me desgraça, 'algo' volta a fumar[beber] embora eu tivesse decidido abandonar o cigarro [bebida], e desiste de fumar[beber] depois que percebo que sou, permanecerei sendo um fumante [bêbado]. Não quero dizer que pensar e decidir não tenham nenhuma influência sobre a ação. Mas a ação não perfaz simplesmente o que foi pensado e decidido de antemão. Ela tem sua própria fonte e é da mesma maneira independente, como meu pensamento é meu pensamento, como minha decisão é minha decisão".

"Não é preciso contar, porque a verdade do que se conta está no modo como se é".
Bernhard Schlink em O Leitor.

Nenhum comentário: