segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

21 ACONSELHAMENTOS PARA UM OLIGARCA DE PRIMEIRA VIAGEM

1. Se queres, toma. Se fores tomar, toma logo.

2. Se for preciso a força, usa. E dá uma desaparecidazinha. É para o noticiário esfriar.

3. Mantém lugares-tenentes bem pagos.

4. Só volta bom tempo depois, o necessário, ciente da posse plena dos bens alheios. Rico o bastante para não deixar dúvidas e espalhar medo suficiente; o que compra subserviência e lealdade permanentes.

5. Não te faças político. Manipula pela sombra e compra o que sobrou. Os políticos são negociáveis no mercado de piolhos.

6. Compra legisladores e juristas de fancaria. Há de sobra. Estarás a salvo de amolações processuais. Serás então figura de respeito.

7. Associa-te ao santo do entorno e empenha teu séquito de bajuladores em vistosas obras de caridade. Terás a gratidão dos humildes e a inveja dos poderosos locais. Muita atenção agora. Chama alguns deles e ajuda necessitados em seu nome, discretamente. Ficarão agradecidos e envaidecidos em sua sórdida hipocrisia.

8. Quebra a espinha de teus inimigos pela faca ou pelo suborno. Interpostas pessoas - policiais são boa escolha. Obterás o silêncio e a vigilância da cumplicidade.

9. Parece bobagem, mas não é. Não sentes; altaneiro e ativo à luz de todo o dia.

10. Cuida da aparência sempre: testa larga, lisa e lustrosa; fios capilares alinhados a cola, tingidos se preciso for. Roupas caras, imaculadamente limpas e engomadas. Calçados brilhosos; postura ereta; mãos macias sobre as cabecinhas das crianças. Cuida dos dentes. Riso largo sobre a face lavada de inocência. Tu estarás por cima sem, no entanto, pisar. Parece bobagem, mas não é.

11. Recebe e não sejas recebido. Atende e não sejas atendido.

12. Doa e não reveles o preço. A paga virá sem que tenhas sequer cobrado. Existem lambe-esporas a mancheias.

13. Mostra ou inventa o passado de pobreza que soubeste superar. Uma vida de labuta incessante até a vitória presente. Do nada à glória refinada pela simplicidade que se apresenta. Um coração que não humilha, mas que aquece e protege.

14. Aloca parentes e afilhados em postos chaves da administração pública. Usa um artifício: instala os parentes e afilhados de teus amigos; estes saberão alocar os teus.

15. Lembra: aliado nunca é de ocasião; este pode trair-te. Aliado é aquele de sangue, de uma vida. O preço da traição é a morte com ocultação de cadáver.

16. Não te preocupes em pagar tuas pendências com o poder público. As dívidas que tiveres acabarão esquecidas ou anistiadas. Quanto maior o débito, maior o perdão de reconhecimento.

17. Mente sistemática e coerentemente; não desmintas; põe-te atento aos detalhes. Guarda boa advocacia na algibeira.

18. Não te metas em escândalos sexuais. Faze tuas farras na Europa. Há bons profissionais no ramo. Aparenta sempre honrar a família e os bons costumes.

19. Não deixes rastros. Aí está o segredo e a ciência. Terceiriza tudo.


20. Cobre-te com o véu da honradez. Protege teus canalhas de estimação. Escreve sonetos.

21. Segue disciplinadamente tais conselhos, até o fim de teus dias ativos. No Brasil, as dinastias costumam durar muito. Vale a pena.

Um comentário:

Rodrigo M. Freire disse...

Praticamente um Maquiavel! O príncipe.