segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UM POUCO FORA DE ÉPOCA: RARGHP

Há muito, muito tempo, na música erudita barroca, foi criado o estilo recitativo. Os instrumentos eram mero suporte. Muito delicado então. Portanto, não há criatividade nenhuma nessa "coisa" do "povo do boné" - a geração "porra, caralho!" - que, em música popular de hoje, se chama RAP (de origem norte-americana, vazada aqui, na terra das araras, bundas, praias, coqueiros e bananeiras, como praga). Atual apenas em parte, na brutalidade. Falar em criação é sempre problemático.

Sei os motivos e a sociologia da “coisa”. Puro clichê. Por que não ouvir Avellino Monteverde? Por que só fui me lembrar disso hoje, nesta exata manhã de agourento domingo, de sonolência perdida?

Já sei: é o maldito vizinho ouvindo seu rap nas alturas, desconsiderando qualquer remota possibilidade de que existam outros mamíferos na área. Entendeu? É ele e mais ninguém. "Existirem outros? Pra quê?! Por que não dormem até morrer? Deveria chover gasolina sobre essa gente que não me deixa ouvir o rap. Só pra sentirem o cheiro".

Apesar de estar envelhecendo bem (contente por ter vivido o que vivi, sem desejar nada de volta, sem ressentimentos – de algumas vergonhas ninguém escapa), estou resignado a morrer de tédio em áridas paragens.

A este domingo seguem outros, outras manhãs. O mesmo vizinho. Ele não permanecerá. Vou passeando sem pressa, ainda que pleno de ira, e também esta não permanecerá. Assim desejo e espero. Quem sabe o que nos reservam os inescapáveis domingos, os malditos novos vizinhos?

Nenhum comentário: