segunda-feira, 15 de agosto de 2016


E SE ...

A cada instante, o mundo não é mais esse ou aquele. É mais que esse ou aquele. É outro. Rigorosamente, o agora é passado recentíssimo. Assim, em qualquer momento, somos ainda mais ignorantes deste mundo, frente à sua complexidade incognoscível, frente a seu permanente mistério. O que julgamos saber não passa de especulação convincente, até não convencer mais e mostrar-se teoria errada. Novas hipóteses e teorias a serem verificadas. É como a ciência se mexe.

 A fantasia e a superstição são soltas. Daí a profusão de seitas religiosas, de espiritualidades de farmácia, de fanáticos armados; criando simplificações baratas que apaziguam seus medos - a escuridão das doutrinas e dogmas. Fazem da religião zona de conforto e não o estabelecimento de um sentido qualquer para  a existência e a vida. 


Resigne-se e afaste-se deles, porque são o verdadeiro perigo esparramado. Continue tentando conhecer o que o cerca e se faça mais humano a cada instante. Para quem está unicamente voltado para a vidinha prática e cotidiana e é incapaz de transcendê-la, ignore o aqui escrito e ligue, de novo, a televisão. O sofá não pode esfriar.

Nenhum comentário: