segunda-feira, 23 de julho de 2007

Lembrança

Gostaria de contar-lhe um dia inesquecível.
Garoava pela manhazinha. Já estava na rua. Aguardava Helena (Heleninha – medição de quartel). Ela, que não paga IPVA, não renova a Carta de Motorista e não calibra pneus. Me deixa nervoso. A imagino parada na marginal, numa blitz policial. Mas ela sempre chega. De fininho. E a próclise incorreta é raiva minha.
Hoje, então, num esforço humanizador, depois de três toques na porta, se oferece, depois do beijo protocolar, através de uma guirlanda natalina, o afeto que dentro de si encerra. Observe as mulheres feias, bonitas e quaisquer. Fazem-se lindas no desdobrar-se em flor ou impulsos desconexos.
Feios são os ruídos que nos corroem. Os sempre medos e erros de ontem. Então, tão bonita era a tal guirlanda, tão amorosamente concebida que este crítico-urso, já molhado por aquela ansiosa garoa, desmanchou. Ela. E aqui começa um dia inesquecível. E mulheres são pronomes.
Farei o que então? A fome já nos consumia. Saímos para ouvir pássaros, somos daqueles que ainda o fazem. E fizemos.
De volta a casa, fome maior e ainda mais devoradora, nos debruçamos sobre um singelo espaguete. Bestos fios afogados no vermelho do tomate fresco, no amarelo frágil do queijo e no verde do manjericão. Uma lua de mel de pedras antigas. Estranho, quando um corpo diminuto se põe entre mim e eu mesmo. Matar o rei. Agora!
Duas horas e trinta e cinco minutos (PM).
Queria ver uma exposição de um gravurista que eu amo tanto. Matar o rei. Agora!
Sem automóvel, andar queria. Saímos então em direção. Uma avenida Pacaembu vazia e secretos becos; escadarias espíritas. Silêncios melhores.
Era tão rica e bonita a tal exposição que saí pela metade. Ela-pronome não. Comeu tudo sem mastigar. Fatigada de beleza. Eu não. Preferi observar pássaros e melancolia. Um frio simpático que São Paulo às vezes faz. Particularmente, em separado (não se combinam) um bem-te-vi e um sabiá. Que os amo tanto. Voltamos passo a passo. A encantei com minha pobre erudição, jogando aqui e ali história sobre cada quina. Mas a exposição era de gravuras. Preto no branco. E eu, já em casa, a pus sobre minhas pernas (eu e ela mesma), e disse, revelei a beleza pictórica que, há muito, estava colorida em telas. James Ensor. Uma pobreza severa em esqueletos e desejos. Ordem: paisagens internas.
Dezoito e trinta e dois (PM).
Do lixo que agarro por aí (uma obsessão), prometi-lhe um bom caldo noturno. Daqueles: pão quentinho, manteiga, um bom cabenert. Mas a hora chegou. A mulher sempre parte, antes do vácuo que nos há de consumir. E partiu, com aquilo com que ela sempre parte: o que é seu, mas não lhe pertence. A beleza que é de todos e de ninguém.
Então, só, com um uísque a mais, veio-me um verso:
"O amor é simples: é o oco que se desengole", que resultou num poema assim:

Não sei
O amor é simples: é o oco que se desengole.
"Eu, você, nós dois já temos um passado."
Num presente que mal se desembrulha.
O amor é simples: é um oco que se satisfaz.
A abóbora aboborada que se abre entre nós,
Como um livro descontrolando sementes.
Simples assim, como simples é a cegueira
Do nosso amor. Que, da volúpia do plural, faz-se seco.
Como a burrice incorrigível de definir.
A frase se desfazendo num simples fazer.
O que não faz, já tendo feito.

Vinte horas e trinta e cinco minutos (PM)

Inesquecível é o corpo que nos carrega a alma (o que nos falta limpar na pia, depois da cozinha arrumada) . O amor é um sopro que entorta a boca, que nos põe as mãos no bolso, e nos faz, caminhando, assobiar na noite escura. Depois, o amor vira puro medo puro. Será? Não sei. E não é o caso. Amor é também incêndio sem bombeiros e sem incendiários. É silêncio. Antes de qualquer tempo. É grito burro antes de já ser arrependido e desde sempre desejado.

3 comentários:

Unknown disse...

Quase perfeita a descrição.
Delicada como o autor.
Obrigada!
Beijos
A "Aninha"

Unknown disse...

Cáspite!!!!!!

Agen Judi Online disse...

>UBCpoker does not intend for any of the information contained on this website to be used for illegal purposes.The information in this site is for news and entertainment purposes only.
Ubcpoker
ubc poker
Link Alternatif Ubcpoker
LiveChat ubcpoker
Link ubcpoker